Já pensou na diferença entre o carro mais rápido e o mais lento de cada marca? Prepare-se para uma viagem surpreendente. Vamos descobrir os segredos da velocidade e da lentidão. Analisámos as gamas atuais de cada marca. Queremos ver qual tem a maior diferença entre os seus modelos.
Contudo, há regras no nosso jogo. Cada marca deve ter, pelo menos, dois modelos à venda. Só contamos com carros que pode mesmo comprar. Nada de modelos antigos esgotados. Além disso, os nossos carros devem atingir os 100 km/h. Não incluímos veículos comerciais, pick-ups ou monovolumes. Por isso, supermáquinas como McLaren e Lamborghini ficam no fim da lista. Tudo o que eles fazem é pura velocidade. Consegue adivinhar quem tem a maior diferença de aceleração?
Comparativo: Carro Mais Rápido e Mais Lento por Marca
Nesta corrida emocionante, classificamos cada marca. Usamos a diferença de desempenho entre o carro mais rápido e o mais lento. Medimos o tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h. Quanto maior a diferença, mais alto a marca fica no pódio. Lembre-se, só incluímos carros que pode comprar hoje. Cada marca deve ter, pelo menos, dois modelos. Não contamos veículos de trabalho. Esta análise foca-se na velocidade e aceleração. Inclui carros de luxo e elétricos. Também considera os tempos de 0-100 km/h.
Pequenas Diferenças de Velocidade: Onde o Carro Mais Rápido e Mais Lento Estão Próximos
- McLaren: Aqui, a velocidade é o normal. O “lento” GTS atinge 100 km/h em 3,2 segundos. O 750S voa em 2,8 segundos. A diferença é de apenas 0,4 segundos. Por isso, a McLaren é a última da nossa lista. A consistência é a sua marca em desempenho.
- Ferrari: A história repete-se na casa do Cavallino Rampante. O 296 Special, o mais veloz, faz 100 km/h em 2,8 segundos. Por outro lado, o Roma Spider, o mais “calmo”, leva 3,2 segundos. A diferença é de 0,6 segundos. Isto mostra que na Ferrari, a lentidão é relativa. A velocidade é natural.
- Rolls-Royce e Ariel: Que dupla inesperada! O Ariel Nomad, o mais “tranquilo”, atinge 100 km/h em 3,4 segundos. O Atom, um verdadeiro míssil, faz em 2,7 segundos. Nos Rolls-Royce, o Cullinan e o Phantom demoram 5,2 segundos. O Ghost e o Spectre, 4,5 segundos. Assim, a diferença é de 0,7 segundos para ambas as marcas. Isto mostra que luxo e adrenalina podem andar juntos. Ou que a simplicidade pode ser forte. A diferença entre o carro mais rápido e o mais lento é mínima aqui.
- Lamborghini: O Urus S, o “lento” da família, atinge 100 km/h em 3,5 segundos. Mas o novo Revuelto, o rei da velocidade, faz em 2,5 segundos. Portanto, a diferença é de 1 segundo. Isto lembra-nos que até os touros mais calmos têm um lado selvagem. Supercarros com desempenho notável.
- Abarth: O 600E Scorpion, o mais rápido, faz 100 km/h em 5,9 segundos. O 500E normal leva 7 segundos. Assim, a diferença é de 1,1 segundos. Pequenos, mas com garra e boa aceleração.
- Aston Martin: O Valhalla, o mais rápido, atinge 100 km/h em 2,5 segundos. O DB12 Volante, o mais “descontraído”, leva 3,7 segundos. Portanto, a diferença é de 1,2 segundos. Elegância e velocidade, lado a lado, com excelente desempenho.
- Lotus: O Emira V6 automático, o mais “pacato”, faz 100 km/h em 4,6 segundos. O Emira 900 Sport, o foguete, faz em 2,8 segundos. Assim, a diferença é de 1,8 segundos. Leveza que se traduz em performance e aceleração.
- Bentley: O Continental GT Speed, o mais rápido, atinge 100 km/h em 3,2 segundos. O Bentayga V6 híbrido leva 5,3 segundos. Portanto, a diferença é de 2,1 segundos. Luxo que também sabe correr, com boa velocidade.
- KGM (antiga SsangYong): O Torres elétrico, o mais rápido, faz 100 km/h em 8,1 segundos. Os Torres a gasolina e o Korando levam 10,8 segundos. Assim, a diferença é de 2,7 segundos. Uma marca em mudança, com diferenças notáveis de desempenho.
- Morgan: Os Plus 6 e Super Sport, os mais rápidos, atingem 100 km/h em 4,3 segundos. O 3-Wheeler leva 7,1 segundos. Portanto, a diferença é de 2,8 segundos. Charme clássico com um toque de modernidade e velocidade.
- Maserati: O GranTurismo elétrico, o mais rápido, faz 100 km/h em 2,7 segundos. O Grecale GT de 2 litros leva 5,6 segundos. Assim, a diferença é de 2,9 segundos. O rugido italiano em várias velocidades de aceleração.
- Smart: O #3 Brabus, o mais rápido, atinge 100 km/h em 3,7 segundos. O #1 Pro, o mais “calmo”, leva 6,7 segundos. Portanto, a diferença é de 3 segundos. Pequenos, mas com surpresas em termos de velocidade.
- Mini: O Countryman JCW, o mais rápido, faz 100 km/h em 5,4 segundos. O Countryman elétrico E, o mais “tranquilo”, leva 8,6 segundos. Assim, a diferença é de 3,2 segundos. O espírito Mini em diferentes ritmos de aceleração.
- Alpine: O A110 R, o mais rápido, atinge 100 km/h em 4 segundos. As versões GT do A290 levam 7,4 segundos. Portanto, a diferença é de 3,4 segundos. Agilidade francesa em destaque, com boa velocidade.
- Seat: O Leon híbrido, o mais rápido, faz 100 km/h em 7,7 segundos. O Arona manual de 1 litro leva 11,3 segundos. Assim, a diferença é de 3,6 segundos. Da eficiência à performance e aceleração.
- Genesis: O GV70 elétrico, o mais rápido, atinge 100 km/h em 4,2 segundos. As versões diesel de 2,2 litros levam 7,9 segundos. Portanto, a diferença é de 3,7 segundos. O luxo coreano a ganhar terreno em termos de velocidade.
- Peugeot: O 308 híbrido plug-in, o mais rápido, faz 100 km/h em 7,5 segundos. O 508 híbrido de 1,2 litros leva 11,3 segundos. Assim, a diferença é de 3,8 segundos. A versatilidade do leão em aceleração.
- Tesla: O Model S Plaid, o mais rápido, atinge 100 km/h em 2 segundos. O Model Y Long Range, o mais “lento”, leva 5,9 segundos. Portanto, a diferença é de 3,9 segundos. A eletricidade em todas as suas formas de velocidade.
- Polestar: O Polestar 4 Long Range Dual Motor, o mais rápido, faz 100 km/h em 3,8 segundos. O Polestar 3 Long Range Single Motor leva 7,8 segundos. Assim, a diferença é de 4 segundos. O futuro elétrico a acelerar.
- Porsche: O Taycan Turbo GT, o mais rápido, atinge 100 km/h em 2,2 segundos. O Macan de 2 litros leva 6,4 segundos. Portanto, a diferença é de 4,2 segundos. A engenharia alemã em todo o seu esplendor de desempenho.
- Jeep e Lexus: Ambas as marcas estão no mesmo nível. O Grand Cherokee híbrido plug-in, o mais rápido da Jeep, faz 100 km/h em 6,3 segundos. O Avenger de 1,2 litros leva 10,6 segundos. Assim, a diferença é de 4,3 segundos. Na Lexus, o RZ 450e, o mais rápido, atinge 100 km/h em 5,3 segundos. O LBX de tração integral leva 9,6 segundos. Portanto, a diferença é de 4,3 segundos. A aventura e o luxo em harmonia, com boa velocidade.
- Cupra: As versões de 333 cavalos do Formentor e Leon Estate, as mais rápidas, fazem 100 km/h em 4,8 segundos. Os SUVs Ateca e Terramar de 1,5 litros levam 9,3 segundos. Assim, a diferença é de 4,5 segundos. A alma desportiva da Seat em termos de aceleração.
- Vauxhall e Citroën: Ambas as marcas, do grupo Stellantis, partilham o próximo lugar. Os seus carros mais rápidos, o Astra GSe e o C5X híbridos plug-in de 1,6 litros, levam 7,5 e 7,9 segundos, respetivamente. Os mais lentos, o Frontera elétrico e o C3 de entrada, levam 12,1 e 12,5 segundos. Portanto, a diferença é de 4,6 segundos. A diversidade do grupo em termos de velocidade.
- Volvo: O EX30 de motor duplo, o mais rápido, atinge 100 km/h em 3,6 segundos. O XC40 de entrada leva 8,6 segundos. Assim, a diferença é de 5 segundos. Segurança e performance, de mãos dadas, com boa aceleração.
- Alfa Romeo: O Giulia Quadrifoglio, o mais rápido, faz 100 km/h em 3,9 segundos. O Junior elétrico de 156 cavalos leva 9 segundos. Portanto, a diferença é de 5,1 segundos. A paixão italiana em cada curva, com excelente velocidade.
- Subaru, DS, Fiat e Honda: Todas estas marcas apresentam uma diferença de 5,3 segundos. O Subaru Solterra de motor duplo, o mais rápido, faz 100 km/h em 6,9 segundos. O Forester de 2 litros leva 12,2 segundos. Na Honda, o Civic Type R, o mais rápido, faz 100 km/h em 5,4 segundos. O Jazz de 1,5 litros leva 10,7 segundos. Assim, uma mistura de estilos e performances, com variação na velocidade.
- Ford: Os Mustang Dark Horse automático e Mustang Mach-E GT, os mais rápidos, atingem 100 km/h em 4,4 segundos. O Focus EcoBoost de 1 litro leva 10,2 segundos. Portanto, a diferença é de 5,8 segundos. A força americana em várias facetas de aceleração.
- BMW: O M8 Competition Coupe e Grand Coupe, os mais rápidos, fazem 100 km/h em 3,2 segundos. O Série 2 Gran Coupe manual de 1,5 litros leva 9,2 segundos. Assim, a diferença é de 6 segundos. O prazer de conduzir em todas as suas formas de velocidade.
- Mazda: O CX-60 híbrido plug-in, o mais rápido, atinge 100 km/h em 5,8 segundos. O Mazda 2 de 90 cavalos leva 12,1 segundos. Portanto, a diferença é de 6,3 segundos. A filosofia Jinba Ittai em ação, com variação de desempenho.
- MG e Land Rover: Ambas as marcas partilham o 13º lugar. O MG Cyberster elétrico, o mais rápido, faz 100 km/h em 3,2 segundos. O HS leva 9,6 segundos. Assim, a diferença é de 6,4 segundos. Na Land Rover, o Range Rover Sport SV V8, o mais rápido, atinge 100 km/h em 3,8 segundos. O Discovery Sport diesel de 2 litros leva 10,2 segundos. Portanto, a diferença é de 6,4 segundos. Do elétrico ao todo-o-terreno, com diferentes velocidades.
- Nissan: O Ariya Nismo, o mais rápido, faz 100 km/h em 5 segundos. O Juke de 1 litro leva 11,8 segundos. Assim, a diferença é de 6,8 segundos. A inovação japonesa em destaque, com boa aceleração.
- Mercedes: O AMG GT 63 Performance híbrido, o mais rápido, atinge 100 km/h em 2,8 segundos. O GLA 180 de 1,3 litros leva 10 segundos. Portanto, a diferença é de 7,2 segundos. A estrela de três pontas em todas as velocidades.
- Suzuki: O Across, o mais rápido (um Toyota disfarçado), faz 100 km/h em 6 segundos. O Swift 4×4, o mais “calmo”, leva 13,6 segundos. Assim, a diferença é de 7,6 segundos. A versatilidade nipónica em termos de desempenho.
- Renault: O Rafale híbrido plug-in, o mais rápido, faz 100 km/h em 6,4 segundos. O Captur manual de 1 litro leva 14,3 segundos. Portanto, a diferença é de 8 segundos. A inovação francesa em movimento, com variação de velocidade.
- porD: O Seal, o mais rápido, atinge 100 km/h em 3,8 segundos. O Dolphin leva 12,3 segundos. Assim, a diferença é de 8,5 segundos. O gigante chinês a conquistar o mundo, com diferentes acelerações.
- Audi: O RS e-tron GT Performance, o mais rápido, faz 100 km/h em 2,5 segundos. O A1 de 95 cavalos e 1 litro leva 11,5 segundos. Portanto, a diferença é de 9 segundos. A precisão alemã em todas as suas formas de velocidade.
- Skoda: Os Octavia vRS e Kodiaq vRS, os mais rápidos, fazem 100 km/h em 6,4 segundos. O Fabia de 80 cavalos leva 15,7 segundos. Assim, a diferença é de 9,3 segundos. A surpresa checa em termos de desempenho.
- Dacia: O Bigster híbrido de 1,8 litros, o mais rápido, faz 100 km/h em 9,7 segundos. O Spring de entrada leva 19,1 segundos. Portanto, a diferença é de 9,4 segundos. A simplicidade que surpreende, com variação de velocidade.
- Toyota: O GR Yaris, o mais rápido, atinge 100 km/h em 5,2 segundos. O Aygo X manual leva 14,9 segundos. Assim, a diferença é de 9,7 segundos. A fiabilidade japonesa com um toque de adrenalina e velocidade.
- Volkswagen: O Golf R, o mais rápido, faz 100 km/h em 4,6 segundos. O Polo de 80 cavalos e 1 litro leva 15,6 segundos. Portanto, a diferença é de 11 segundos. O carro do povo em todas as suas versões de aceleração.
- Kia: O EV6 GT, o mais rápido, atinge 100 km/h em 3,5 segundos. O Picanto automático de 62 cavalos leva 18,2 segundos. Assim, a diferença é de 14,7 segundos. A evolução coreana em alta velocidade, com grande disparidade entre o carro mais rápido e mais lento.
- Hyundai: O Ioniq 5N, o mais rápido, faz 100 km/h em 3,4 segundos. O i10 automático de 63 cavalos e 1 litro leva 18,4 segundos. Portanto, a diferença é de 15 segundos. A Hyundai leva a taça da maior disparidade! Do desportivo elétrico ao citadino mais tranquilo, a marca coreana mostra que tem de tudo um pouco. Isto evidencia a diferença entre o carro mais rápido e o mais lento na sua gama.
Perguntas Frequentes: Desvendando os Mistérios da Velocidade e Desempenho
1. Qual o segredo para classificar as marcas nesta corrida de velocidade?
O nosso critério principal é a diferença de tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h. Isto é entre o carro mais rápido e o carro mais lento. Cada marca tem estes modelos disponíveis para venda. É simples, mas mostra bem o desempenho.
2. Por que é que as marcas de supercarros ficam no fim da lista? Não deviam ser as mais rápidas?
É uma ótima pergunta! Marcas como McLaren e Ferrari estão no fim da lista. Isto acontece porque todos os seus carros são, por natureza, muito rápidos. A diferença de desempenho entre o seu modelo mais veloz e o mais “lento” é mínima. É quase impercetível. Eles vivem num mundo de alta velocidade constante. A diferença entre o carro mais rápido e o mais lento é pequena.
3. Todos os veículos de uma marca são incluídos nesta análise de aceleração?
Não, temos as nossas regras! A lista não inclui veículos comerciais. Por exemplo, carrinhas, pick-ups e monovolumes baseados em carrinhas. Também não contamos com carros que já não estão à venda. Ou que, por alguma razão, não conseguem atingir os 100 km/h. Focamo-nos no que está disponível para o consumidor comum. E que cumpre os nossos requisitos de velocidade e desempenho.
4. Qual marca se destaca com a maior diferença de desempenho entre o carro mais rápido e o mais lento?
A grande vencedora, com a maior diferença, é a Hyundai! Há uns impressionantes 15 segundos de diferença. Isto é entre o seu Ioniq 5N (o mais rápido) e o i10 automático (o mais “calmo”). A Hyundai prova que a sua gama é muito variada. Isto inclui velocidades e acelerações.
5. Esta lista abrange apenas carros de passageiros?
Exatamente! A nossa análise foca-se apenas em carros de passageiros. Estes estão atualmente no mercado. E conseguem acelerar até aos 100 km/h. Deixamos de lado veículos especiais ou de uso apenas comercial. Isto mantém o foco na experiência do condutor do dia a dia. E na diferença entre o carro mais rápido e o mais lento.