O Maserati Gran Cabrio foi estrela num especial do Grand Tour. Após uma viagem pelo deserto, ficou em mau estado. Tal como o Aston Martin e o Jaguar que foram salvos, este conversível italiano teve muitos problemas. O deserto e as modificações extremas mostraram o lado duro do Maserati Gran Cabrio.
Principais Conclusões sobre o Maserati Gran Cabrio
- O Maserati Gran Cabrio sofreu muitos danos no deserto. Apresentou corrosão forte e falhas mecânicas.
- As modificações “sand job” deixaram o carro mais frágil. Ficou mais suscetível a danos e ferrugem. Isto afetou a durabilidade do Maserati Gran Cabrio.
- Apesar dos problemas, trocar o filtro de óleo foi uma solução simples para o Maserati Gran Cabrio.
- Carros de televisão parecem incríveis. Contudo, têm custos e desafios de manutenção e durabilidade. Isto é especialmente verdade para modelos como o Maserati Gran Cabrio.
O Legado do “Sand Job” no Maserati Gran Cabrio
Lembra-se do especial do Grand Tour? Nele, James May, Richard Hammond e Jeremy Clarkson prepararam carros para o deserto. O Aston de Richard e o Jaguar de Jeremy foram salvos. Faltava o Maserati de James para fechar a trilogia. Um membro da produção comprou o Gran Cabrio. Ele ficou parado num pátio do programa. Ganhou pó. Antes de o vender, demos ao carro uma última chance.
O “sand job” era uma preparação para o deserto. Exemplos incluem o Porsche 911 Dakar, o Lamborghini Urus e o Morgan CXC. O Aston custou £22.000. O Jaguar custou £25.000. O Maserati, o mais caro, custou £26.000. Será que o Maserati Gran Cabrio aguentou melhor o deserto?
Cicatrizes do Deserto no Maserati Gran Cabrio
À primeira vista, o Maserati sofreu mais que os outros. Há corrosão por todo o lado. Peças de alumínio ficaram esverdeadas. Até o tridente da Maserati tem oxidação. A proteção inferior prendeu areia e sal. Isto atacou a suspensão e o chassis do Maserati Gran Cabrio. Braços de suspensão e partes do chassis estão muito corroídos.
As modificações incluíram pneus todo-o-terreno maiores. Estes roçam nos guarda-lamas. Os guarda-lamas dianteiros foram arrancados. Os traseiros estão rachados. As três entradas de ar laterais ganharam uma pátina verde. Curiosamente, os travões traseiros são os originais. Os dianteiros foram melhorados para aguentar trabalho extra no Maserati Gran Cabrio.
Os alargadores de guarda-lamas estão melhores que no F-Type. Contudo, os furos do sistema “pedal box” deixaram marcas feias no guarda-lamas traseiro. O spoiler de carbono pode ser de fábrica. Está danificado, mas ainda tem bom aspeto. James May prefere carros de série. No entanto, admitiu que o carro ficou mais bonito. Lembrou um F-dino Spider clássico.
Problemas Mecânicos e de Interior do Maserati Gran Cabrio
Na traseira há uma extensão. Ajuda em descidas, tal como no Aston Martin. A corrosão no aço exposto é forte. Os estribos e os escapes do Maserati Gran Cabrio mostram desgaste. Não passariam num MOT britânico.
O capô é de fibra de vidro. Foi feito para este carro. Tem aberturas para arrefecer o V8 de origem Ferrari. O motor está coberto de areia. Há oxidação em muitas peças de metal. Receamos que polias e outros componentes do Maserati Gran Cabrio tenham sofrido.
O interior em pele creme é luxuoso. Contudo, a areia destaca-se ainda mais. Durante as filmagens, Jeremy e Richard encheram o carro de areia. Foi bom para a TV, mas péssimo para a limpeza. Há areia em todos os cantos do Maserati Gran Cabrio.
A Tentativa de Arranque e a Descoberta do Problema no Maserati Gran Cabrio
Testámos o teto elétrico. Funcionou e travou no lugar. O momento chave era ligar o motor. Para surpresa geral, o V8 pegou. Soa melhor que o do Aston e do Jaguar. Tem 434 cv. Contudo, a condução mostrou falhas sérias no Maserati Gran Cabrio. O amortecedor traseiro direito parecia morto. Havia sinais de sobreaquecimento.
Durante uma manobra, o carro começou a largar muito óleo. O protetor de cárter ficou encharcado. Na rampa, vimos que o filtro de óleo estava solto. Perdia óleo. A equipa tentou soldar o filtro. Contudo, a situação era delicada para o Maserati Gran Cabrio.
Uma Nova Esperança para o Maserati Gran Cabrio
Apesar da corrosão visível, o Maserati estava, no geral, melhor que o Aston Martin. Isto é especialmente verdade sem as proteções extra. O diferencial traseiro mostrava marcas de pancada. As correias de transporte estavam soltas. A maior parte do desgaste veio das modificações do Grand Tour. Estas não receberam proteção contra ferrugem e sal. Isto afetou o Maserati Gran Cabrio.
O problema do filtro de óleo resolveu-se ao trocar a peça. Dias depois, o Maserati Gran Cabrio voltou à estrada. Está pronto para novas voltas. A lição é clara: carros de TV precisam de preparação e manutenção certas. Assim, sobrevivem a condições extremas. Isto foi demonstrado pelo Maserati Gran Cabrio.
Perguntas Frequentes sobre o Maserati Gran Cabrio
1. O Maserati Gran Cabrio foi completamente destruído pela expedição no deserto?
Não. Teve muitos danos e uma grande fuga de óleo. Isto foi por causa do filtro solto. Contudo, foi reparado e voltou a andar.
2. Quais foram os principais problemas encontrados no Maserati Gran Cabrio?
Corrosão forte em várias partes. Danos na suspensão. Guarda-lamas partidos. Fuga de óleo do motor causada por um filtro solto.
3. As modificações “sand job” foram benéficas para o Maserati Gran Cabrio?
Ajudaram no deserto. Contudo, também trouxeram ferrugem e danos. Isto aconteceu porque várias peças extra não foram bem protegidas.
4. É comum carros de programas de televisão terem tantos problemas após filmagens extremas?
Sim. Filmagens em condições duras gastam muito os carros. A manutenção e as reparações depois podem ser extensas e caras. Isto aconteceu com o Maserati Gran Cabrio.
5. Onde se pode ver o Maserati Gran Cabrio após as reparações?
O vídeo mostra que o Maserati voltou a circular. Para saber onde ele está agora, consulte os canais oficiais do programa ou eventos relacionados.